11 de mai. de 2021

RN suspende aplicação da vacina AstraZeneca em grávidas após recomendação da Anvisa

 

Por Fernanda Zauli, G1 RN

 


Coordenadora de Vigilância em Saúde explica suspensão do uso da Astrazeneca em grávidas
00:00/01:41

Coordenadora de Vigilância em Saúde explica suspensão do uso da Astrazeneca em grávidas

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) suspendeu nesta terça-feira (11) a aplicação da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca em grávidas. A decisão foi tomada após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar na noite da segunda-feira (10) a suspensão imediata da aplicação do imunizante em grávidas.

A vacinação segue para puérperas com comorbidades, que são mulheres que deram à luz há 45 dias.

O texto da nota emitida pela Anvisa diz que a orientação é que "seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país".

A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.

No Rio Grande do Norte as grávidas com comorbidades estavam sendo vacinadas apenas com o imunizante Astrazeneca. A vacina da Pfizer é aplicada apenas em Natal e não foi disponibilizada para esse público. Já a Coronavac está sendo aplicada apenas para 2ª dose por causa da escassez do imunizante.

As grávidas sem comorbidades ainda não entraram no grupo prioritário no Rio Grande do Norte.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que aguarda uma orientação do Ministério da Saúde sobre a retomada vacinação de grávidas.

A coordenadora em Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima, explicou que a grávida que já tomou a primeira dose da Astrazeneca pode tomar a segunda dose. "Essa mulher, grávida, que já tomou a primeira dose e não teve nenhuma reação adversa deve, sim, completar o esquema vacinal e tomar a segunda dose", disse.

RN suspende utilização de AstraZeneca em grávidas após recomendação da Anvisa — Foto: Ingrid Vasconcelos/ Divulgação

RN suspende utilização de AstraZeneca em grávidas após recomendação da Anvisa — Foto: Ingrid Vasconcelos/ Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário