16 de mai. de 2021

Aprenda a fazer uma deliciosa queijadinha com um toque regional

 

Por Inter TV Rural

 


Aprenda a fazer uma receita de queijadinha — Foto: Inter TV Rural

Aprenda a fazer uma receita de queijadinha — Foto: Inter TV Rural

A queijadinha é um doce comum no Brasil, mas sua origem é portuguesa. De acordo com o gastrólogo Alexandre Dantas, a receita do doce sofreu forte influência dos escravos que viviam no Brasil. "Eles substituíram o queijo utilizado na receita original pelo coco, um produto que existia em abundância na época. Por isso que temos uma grande variedade de receitas e, na maioria delas, o queijo utilizado é o parmesão", explica Alexandre.

A receita criada pelo gastrólogo ganha um toque regional com uma mistura de queijos regionais, o coalho e o de manteiga. O resultado é uma queijadinha sertaneja, cremosa e com o sabor bem potiguar. Veja a receita exibida no Inter TV Rural deste domingo (16):

Ingredientes

  • 400 g de coco seco ralado ou aproximadamente 2 cocos secos de tamanho médio
  • 790 g ou 2 latas de leite condensado
  • 4 ovos inteiros
  • 50 g de queijo coalho ralado grosso
  • 50 g de queijo de manteiga ralado grosso
  • 30 g ou 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

O ideal é utilizar o coco seco fresco. Mas, se a pessoa preferir utilizar o industrializado, é importante escolher o sem açúcar, para não interferir no sabor da receita.

Sobre os queijos utilizados na receita, caso a pessoa prefira usar apenas um tipo, o ideal é optar pelo queijo de coalho.

O primeiro passo é separar um refratário para misturar os ingredientes. Começamos colocando o coco, em seguida os queijos de manteiga e coalho e o sal. Com ajuda de uma colher vamos misturar bem esses ingredientes.

Depois que os ingredientes secos estiverem misturados, acrescentamos os ovos todos de uma vez e misturamos bem. Na sequência adicionamos o leite condensado em duas partes. Primeiro o conteúdo de uma lata, misturamos, e em seguida o restante. Misturamos tudo pra que a massa fique bem homogênea, com todo os ingredientes integrados e bem cremosa.

A massa pode ser assada em um refratário grande ou em refratários menores, fazendo porções individuais. É importante untar os refratários com manteiga ou margarina antes de colocar a massa. Se for utilizar formas de papel para assar as queijadinhas, não é necessário untar.

A quantidade de massa não deve ultrapassar a medida de 2/3 do recipiente, porque ela vai crescer e pode derramar.

A queijadinha leva cerca de 40 minutos no forno para ficar pronta. Ela deve ser assada em forno preaquecido a 180. O tempo pode variar, mas é possível identificar que ele está pronto quando a parte de cima estiver levemente dourada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário